Banheiro é sinônimo de renovação e, acima de tudo, de relaxamento. Afinal, não há nada melhor do que repor as energias depois de um dia agitado.
Por isso, o banheiro é um dos ambientes que mais precisam de atenção quando se trata de higiene. Um estudo publicado pela ABC News, revela que o chão abriga 200 vezes mais bactérias do que o vaso sanitário! Assim, todo cuidado é pouco para manter o local limpo e longe de contaminações.
Veja também:
- Banheiro: como escolher revestimentos, louças sanitárias, metais e outros acabamentos
- 5 dicas para escolher os móveis de um banheiro pequeno
- Ana Paula Siebert mostra seu banheiro luxuoso com metais rose gold
- Demi Moore culpa ex Bruce Willis por decoração inusitada do banheiro
Entretanto, engana-se quem pensa que é só passar água sanitária e pronto! O produto, bastante abrasivo, pode danificar a louça e os metais, sem ser totalmente eficaz na limpeza.
Especialistas da Celite, marca que no mercado brasileiro desde 1941, reuniu dicas para que esse ambiente esteja sempre bem cuidado.
Confira a seguir:
1) Vaso sanitário de louça:
Trata-se do elemento do banheiro que mais precisa de atenção. Afinal, ele acumula muitos germes e bactérias. Além disso, os minerais presentes na água da descarga vão aglomerando na parte interna, o que pode causar manchas. Por isso, é extremamente necessário criar uma rotina de limpeza.
No dia-a-dia, esse processo é bem simples, se realizado com cuidado e frequência. Antes de qualquer coisa, o uso de luvas para proteger as mãos é imprescindível. O primeiro passo consiste em usar pano macio, água e sabão neutro.
Veja também:
- Como o banheiro mudou ao longo dos séculos
- Revestimentos criativos dão personalidade aos banheiros; inspire-se
- Os banheiros mais esquisitos estão sendo compartilhados nas redes sociais
Coloque desinfetante no vaso sanitário e deixe agir por alguns minutos, somente depois é hora de esfregar toda a estrutura usando uma escova de cerdas macias, sem se esquecer de passar também na borda interna.
Nunca usar palha de aço nem produtos químicos ou abrasivos. Atenção: evite o uso de produtos de limpeza na caixa acoplada e no vaso sanitário contendo cloro, pois isso provocará danos na louça.
Para a higienização do assento é necessário apenas: água, sabão neutro e um pano macio. A água sanitária pode danificar o material, por isso convém evitá-la.
2) Cuba de louça:
Quando o assunto são as cubas de louça, há alguns cuidados que devem ser tomados no momento da limpeza: não usar substâncias à base de cloro, produtos químicos, abrasivos ou palha de aço. Eles podem causar danos na peça, diminuindo o brilho e sua vida útil. Para efetuar a higienização da cuba, os materiais indicados são água, sabão neutro e um pano ou uma esponja macia.
Os ralos cromados, por sua vez, podem ser esfregados apenas com escova de cerdas suaves. Já para limpeza interna desses itens é necessário tirar a tampa e, com auxílio de um escovão, aplicar uma mistura de água e detergente. Sobre a válvula, o ideal é utilizar uma pequena escova com um pouco de detergente, sendo necessário lavar a peça em seguida.
3) Torneiras e misturadores:
Por ter um acabamento cromado, a higienização dessas peças deve ser feita com uma esponja macia com sabão neutro. É importante reforçar que substâncias abrasivas são extremamente prejudicais e precisam ser evitadas.
4) Box do banheiro:
Hora do banho! O box pode acumular resíduos diariamente, já que a gordura do corpo respinga nas superfícies. Para limpá-lo é muito simples. Primeiramente, vale passar uma palha de aço no vidro seco, dessa forma o material não correrá o risco de ser danificado. Se o box não estiver muito sujo, água e sabão neutro serão suficientes. Caso contrário, o recomendado é acrescentar vinagre branco na mistura e aplicar com uma esponja macia. Por fim, basta enxaguar.
5) Chuveiro:
Peça-chave do banheiro, o chuveiro também precisa de atenção. Com o tempo, ele vai acumulando sujeira que pode prejudicar a sua eficácia. Produtos abrasivos devem ser evitados ao máximo, sendo que o recomendado é usar uma solução caseira de água e vinagre. Após misturar as substâncias em um saco plástico, o próximo passo é amarrá-lo na saída de água do equipamento, para que o líquido entre em contato com o metal.
Depois de 20 minutos, é só retirar o material e deixar o chuveiro ligado por dois minutos. Dessa forma, mesmos os resíduos incrustados serão retirados com facilidade. Esses cuidados simples aumentam a vida útil, proporcionando economia a longo prazo.
6) Banheira:
Além do chuveiro e do box, a banheira é outro elemento que inspira atenção. Os modelos de aço esmaltado vitrificado ajudam a evitar a proliferação de bactérias, porém ainda assim são necessárias algumas precauções. Mais uma vez, produtos abrasivos são contraindicados, já que prejudicam o produto. Na hora de limpar, basta usar água e sabão neutro.
A fim de impedir a formação de sedimentos calcários, o recomendado é que, durante o uso, o início do enchimento da banheira seja feito com água fria ou morna. E, após o banho, ela seja totalmente enxugada para não acumular água. Além disso, evite o contato da peça com acetonas, dissolventes orgânicos, cigarros acesos, etc.
Veja também:
- Papel de parede: 10 ideias para deixar seu banheiro cheio de cor e poder
- 11 truques de decoração para aumentar o banheiro sem gastar muito
- 11 soluções geniais para decorar banheiros muito pequenos
Imagens: Reprodução/Celite
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br